Infelizmente a crise no Brasil afeta diretamente o setor da saúde, principalmente a pública. Uma das possíveis soluções para esse problema é a maior utilização da tecnologia da informação, em especial a telemedicina.

O problema é que muitos gestores ainda não compreendem isso. Eles acham que o investimento na telemedicina não vale a pena, pois os resultados não iriam geram um retorno positivo. A verdade é que eles estão enganados.

Já foi provado em diversos outros países que o uso da telemedicina foi muito bem-sucedido na redução de custos e na melhoria da relação entre profissionais da saúde e pacientes. Por isso, o Brasil precisa aderir a essa realidade o mais rápido possível.

 

O que é a telemedicina, afinal?

Antes de mostrarmos exatamente como a telemedicina ajuda na redução de custos na saúde, precisamos explicar melhor o que ela  é exatamente.

A telemedicina é a tecnologia usada para a comunicação a distância entre pacientes e profissionais da saúde. Ela aumenta muito mais a área de abrangência da clínica ou consultório, além de automatizar o atendimento, permitir mais consultas e reduzir os custos a médio prazo.

Com a telemedicina, é o profissional que vai até o paciente. Isso significa benefícios para todos os lados. Imagine um paciente em recuperação não precisar esperar horas em um consultório porque pode ser atendido no conforto de sua casa?

Também imagine a quantidade a mais de pacientes que o médico poderá atender, além de não precisar perder tempo se deslocando de lá para cá para realizar todas as consultas? É mais praticidade, facilidade e otimização.

Até a realização de alguns exames pode ser feita de forma mais efetiva e funcional através da telessaúde. É claro que a tecnologia digital não pode substituir a consulta física em alguns casos, mas em outros, cuja presença no local não seja essencial, ela se mostra muito vantajosa.

Os diagnósticos também podem ser feitos com mais precisão. Nos Estados Unidos, os locais que utilizam a telemedicina têm 80% de seus diagnósticos para problemas comuns mais precisos e corretos.

 

Então como a telemedicina ajuda na redução de custos?

Agora está na hora de saber mais detalhadamente como a telemedicina ajuda na redução de custos no setor da saúde. Confira a seguir:

 

  • Realiza um melhor monitoramento de indivíduos com doenças crônicas, prevenindo que eles tenham crises, o que evita o gasto com internações constantes;
  • Possibilita a consulta a distância, o que reduz custos de locomoção e ainda proporciona o atendimento de mais pacientes por dia;
  • Oferece a conferência online, que permite ao paciente de uma condição não grave saber informações sem a necessidade de ir até o consultório, o que não sobrecarrega o local;
  • Proporciona a avaliação remota,assim o atendimento fica mais eficiente e as despesas para as consultas físicas diminuem consideravelmente.

 

Entendeu como a telemedicina ajuda na redução de custos? Viu como é importante que o Brasil comece a investir mais na telessaúde? Não tem como fugir: a tecnologia digital é o presente e o futuro em quase todos os setores da sociedade.