A interconsulta é um conceito que tem ganhado força nos ambientes contemporâneos da medicina. Sua utilização tende a beneficiar tanto o médico quanto o paciente, agilizando o processo de diagnóstico do tratamento, além de permitir uma segunda opinião mais especializada de maneira rápida e prática. Neste post, entenda um pouco mais dessa modalidade de consulta, o que ela é, suas vantagens e inovações nessa área.

O que é a interconsulta médica?

De acordo com FARIAS (2015) o termo interconsulta passou a ser discutido no Brasil na década de 1980, dentro do campo da psiquiatria. Em seu conceito básico, a interconsulta permite ao médico procurar uma segunda opinião ou até mesmo auxílio no diagnóstico de um outro profissional. Essa prática ajuda em uma melhor aprendizagem dos diagnósticos, além de agilizar o laudo do paciente.

Inicialmente a interconsulta era realizada apenas entre profissionais da mesma área dentro do ambiente hospitalar. Porém, com o tempo, essa forma de consulta passou a abranger áreas diferentes, criando um atendimento mais humanizado e preciso. Por conta disso, a interconsulta auxilia na troca de saberes e conhecimento de forma interdisciplinar e interprofissional.

Nos dias de hoje, a interconsulta é uma ação mais ampla, que envolve não apenas o paciente e dois profissionais da mesma área, mas sim toda uma equipe dentro da mesma instituição, seja ela um hospital ou uma clínica médica. Esse contato constante com áreas diferentes ajuda em um melhor entendimento dos casos clínicos, além de constantes evoluções dentro do processo de atendimento ao paciente.

A interconsulta não apenas é um encaminhamento ou um repasse de demandas de um profissional para outro mais especializado, mas sim “compartilhar o cuidado, qualificar a assistência e desenvolver competências técnicas.

Modalidades disponíveis na interconsulta médica

Com a interconsulta, os profissionais de diferentes setores podem acompanhar um mesmo atendimento. Esses acompanhamentos podem ser entre um médico generalista e um especialista, dois generalistas ou dois especialistas. Em qualquer um dos casos, essas modalidades são as mais comuns e estão disponíveis tanto na interconsulta quanto na teleinterconsulta, sendo elas:

– Cardiologia: atendimentos especializados no sistema circulatório humano e no coração;

– Neurologia: interconsultas com neurologia tendem a envolver situações como o cérebro e a região neural;

Psicologia: o atendimento interligado em que há a intervenção de um psicólogo no processo de diagnóstico de um paciente;

– Psiquiatria: a psiquiatria entra quando, na consulta, é necessário tratar também situações como questões de ordem mental, depressão ou ansiedade;

– Dermatologia: é a área procurada quando se vê necessário algum tipo de atendimento especializado que envolvem pele, cabelo ou lesões cutâneas;

– Reumatologia: a interconsulta envolve a reumatologia quando há questões relacionadas a doenças que afetam ossos, músculos ou ligamentos;

– Oncologia: área que atende a casos que envolvam o estudo de câncer e tumores.

Os benefícios da interconsulta

A interconsulta permite ao time de profissionais da saúde uma gama de vantagens que se perpetuam a longo prazo com sua utilização frequente. Além disso, o atendimento para o paciente também será mais ágil, possibilitando um diagnóstico mais preciso e seguro. Dentre os principais benefícios estão:

Melhor atendimento ao paciente: a interconsulta, em apenas um atendimento, trabalha com várias questões de diferentes áreas. Assim, há uma otimização no tempo do paciente que não precisa agendar diversas solicitações de exames separadamente.

– Agilidade no diagnóstico: por haver mais de um profissional envolvido no atendimento, o laudo com o diagnóstico do paciente é realizado de maneira mais ágil, economizando tanto o tempo do paciente quanto dos médicos.

– Troca de informações e aprendizado entre profissionais: por muitas vezes necessitar de profissionais de diferentes áreas e especializações, o ganho pedagógico por ambos é um grande avanço. Isso possibilita a todos os envolvidos um entendimento mais abrangente de diversos assuntos que pode envolver um diagnóstico.

Interconsulta e telemedicina: a teleinterconsulta

Com a implementação cada vez mais constante da telemedicina em ambientes clínicos, a interconsulta também ganhou e popularidade nesse ambiente tecnológico.

A teleinterconsulta tem a mesma premissa que a interconsulta: a troca de informações entre dois ou mais profissionais sobre determinado caso. Com a utilização da tecnologia, essa comunicação se tornou ainda mais fácil.

A começar com o fator distância, já que agora os profissionais e pacientes podem estar a quilômetros uns dos outros e isso não impactar na qualidade do atendimento.

Ainda na questão de espaço, a praticidade da interconsulta ser feita via conferência agiliza todo o processo de resultado do diagnóstico. Com exceção de casos mais específicos, todo o processo para gerar o resultado das consultas, é muito mais dinâmico e rápido, já que não há a necessidade dos profissionais e o paciente irem até um local em comum.

Mesmo que a consulta seja presencial, a teleinterconsulta ainda é possível. O paciente e um dos médicos podem estar no consultório, enquanto o outro profissional acompanha o atendimento remotamente, mas ainda em tempo real.

Todas essas vantagens estão disponíveis no SIATE, uma plataforma de telemedicina on-line que permite a execução da interconsulta de maneira rápida e simultânea entre diferentes profissionais. O SIATE conta com uma gama de médicos das mais diversas especialidades, disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Deseja saber mais sobre os recursos do SIATE? Entre em contato conosco.

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792

Referências

FARIAS, Gabriely Buratto; FAJARDO, Ananyr Porto. A interconsulta em serviços de Atenção Primária à Saúde. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, n. 3, p. 2075-2093, 2015.