Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma explosão de tecnologias digitais que mudam como os brasileiros acessam a saúde. A proposta de levar os chamados “consultórios digitais” para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país é uma das mais importantes.

Consultórios Digitais nas UBS e a Portaria MS Nº 1.355, DE 3 DE JUNHO DE 2022

A portaria MS Nº1355, publicada no Diário da União instituiu como projeto as Unidades Básicas de Saúde Digitais. O nome oficial é projeto-piloto Unidade Básica de Saúde Digital – UBS Digital no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 

Ele define como UBS Digital as unidades que são “aparelhadas com recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, como prontuário eletrônico e rede mundial de computadores (internet)”.

Esse projeto é específico para municípios rurais que se encaixam em regras específicas, porém ele abre precedentes para outros que levam Consultórios Digitais para as UBS.

Consultórios Digitais nas UBS em São Paulo

A prefeitura de São Paulo lançou em 2023 um programa para garantir acesso a consultórios digitais a moradores da cidade. Um empecilho comum da população que utiliza o SUS tem para com a telemedicina é a falta de computadores ou celulares com acesso à internet.  

Para solucionar isso, o Consultório Digital, atua em UBS’s e UPA’s, com estrutura para teleconsultas e profissionais da enfermagem para auxiliar os cidadãos.

Basta ir em uma unidade piloto, atualmente há 30 unidades, sendo 3 UPAs, na região sudeste e norte. Lá haverá um profissional para auxiliar todo o processo tecnológico, enquanto o médico realiza a consulta. 

Além disso, os médicos também acompanham remotamente as visitas das equipes de Estratégia de Saúde da Família. Segundo a prefeitura, desde o início do projeto houve mais de 8 mil atendimentos.

SIATE

No SIATE, a saúde digital está ao seu alcance, especialistas 24 horas disponíveis a um clique de distância..

Especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Entre em contato.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 89792

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 51756