A tecnologia não só é parte de nosso cotidiano, como está a todo tempo participando de processos que facilitam nossa qualidade de vida. Buscar água e fervê-la antes de consumir era algo rotineiro aos nossos antepassados. Hoje não gastamos segundos pensando nisso.

Se a tecnologia facilita e revoluciona o dia a dia, como isso tem se refletido na medicina? Entenda como as ferramentas virtuais facilitam o acesso à saúde.

Como as ferramentas virtuais para telemedicina auxiliam os pacientes?

As ferramentas virtuais estão revolucionando como os pacientes se relacionam com seus médicos. Elas permitem que os pacientes se comuniquem com seus especialistas por meio de vídeo, mensagens de texto ou telefonemas.

Outras ajudam os pacientes a monitorar melhor seus sintomas, além de ajudar os médicos a acompanhar os tratamentos dos pacientes. Assim, os médicos podem ter uma visão mais abrangente da saúde daqueles aos seus cuidados, o que pode ajudar no diagnóstico e tratamento.

5 ferramentas virtuais usadas na telemedicina

Para simplificar podemos afirmar que há ferramentas que auxiliam a comunicação entre médicos e pacientes e as que ajudam a gestar dados e processos de gestão de saúde. Entenderemos como cada ferramenta pode ser usada.

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) tem auxiliado profissionais de saúde a diagnosticar doenças mais rapidamente, além de ajudar na tomada de decisões clínicas de maneira mais assertiva.

2. Softwares de videoconferência

Uma das principais ferramentas usadas na telemedicina são os softwares de videoconferência. Eles permitem aos usuários se conectarem e realizarem consultas médicas remotas e sessões de terapia de forma segura e eficaz. 

Os softwares de videoconferência são relativamente simples de usar. Os usuários podem se conectar facilmente às sessões, com a capacidade de compartilhar vídeos, imagens e outras informações ao vivo.

3. Chats virtuais

Os chats proporcionam aos dois lados conversarem em tempo real de forma segura e confiável. Possibilitam, também, que médicos e pacientes conversem via texto, o que significa que eles podem discutir sintomas, diagnósticos e tratamentos de forma eficaz e segura. 

Permitem, ainda, que médicos e pacientes compartilhem arquivos, incluindo gráficos médicos, imagens de ultrassonografia e exames de sangue.

4. Aplicações de Gestão de Saúde

Há no mercado inúmeras aplicações usadas para auxiliar a gestão de saúde, como aplicativos que geram e gerenciam plantões, dados do hospital, prontuários e dados dos pacientes, assim facilitando o cotidiano de hospitais, clínicas e demais estabelecimentos de saúde.

5. Receitas Eletrônicas

Além de consultar-se online, há ferramentas que proporcionam aos pacientes receitas Eletrônicas , assim não é preciso deslocar-se para buscá-las.

Elas são válidas para farmácias e algumas vezes podem ser compradas online para entregar no endereço de preferência do paciente.

Regulamentação da Telemedicina

No Brasil, a regulamentação da telemedicina foi estabelecida pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.211/2018, que dispõe sobre os princípios éticos, normas e critérios técnicos para a prática da telemedicina

Esta resolução abrange todos os profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e outros.

É importante certificar-se que a ferramenta usada esteja seguindo a resolução correta que considera a proteção de dados do paciente conforme à LGPD.

A ferramenta virtual SIATE

No SIATE, a saúde digital está ao alcance de todos. Temos médicos especialistas 24 horas e estamos adequados à Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.211/2018.

Especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Entre em contato.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 89792

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 51756