Um corredor de hospital com três profissionais da saúde com estetoscópios.

A implementação de redes de telemedicina entre hospitais é um processo que exige muito planejamento, por possuir um alto nível de complexidade. Os desafios são muitos, desde a escolha de um hardware e software compatível com os protocolos de segurança até a necessidade de manter a rede protegida. 

Afinal, quais os principais desafios da telemedicina entre hospitais?

Há os desafios estruturais, aqueles que dizem respeito ao funcionamento dos sistemas-base dessa modalidade de medicina, como:

  • Capacidade de armazenamento de dados;
  • Disponibilidade de conexões de alto desempenho;
  • Segurança da infraestrutura de TI;
  • Plataformas digitais;
  • Equipamentos potentes de imagem e som;
  • Adequação à LGPD.

Existe, também, os desafios Educacionais/Culturais, por exemplo, o treinamento dos profissionais de saúde, é necessário que eles estejam preparados para lidar com as novas tecnologias, além de conseguirem fornecer um serviço de qualidade. 

Desafios da implementação entre hospitais

Existem diversos desafios quando a rede de telemedicina é implementada em hospitais diferentes, em regiões geograficamente e por vezes culturalmente distintas. 

Organização de agendas

Cada hospital funciona em um ritmo específico, organizando sua agenda individualmente. Portanto, em uma rede entre hospitais é preciso achar um equilíbrio comum e organizá-la.

Suponhamos que um local x precise de uma consulta de segunda opinião com um especialista Y. É necessário haver um sistema que avise quando ambos os médicos estarão disponíveis para isso ocorrer. 

Conexão de bancos de dados

Outro desafio é unir as informações que hospitais diferentes precisam em um mesmo local. Assim não é preciso que toda vez um fique enviando ao outro, ou requisitando individualmente, informações dos pacientes

Segurança entre as redes

Esses bancos interligados devem ser seguros, quanto mais conexões um banco faz, mas vulnerável ele pode ficar, por isso, deve se atentar a protocolos de segurança próprios. 

Procedimentos e protocolos em comum

Por fim, é importante destacar que a implantação de uma rede de telemedicina também exige a criação de novos procedimentos e protocolos para garantir um atendimento unificado, seguro e de qualidade.

Um médico com estetoscópio e vários ícones de tecnologia em forma de colmeia.

Resumindo, a implementação de redes de telemedicina entre hospitais é um processo complexo que exige um alto nível de planejamento e estruturação. É fundamental que todos os envolvidos estejam preparados para encarar os desafios e garantir que a implantação aconteça de forma segura e eficiente.

SIATE TELEMEDICINA

O SIATE, apoia e trabalha para uma telemedicina unificada, coesa e de qualidade. Temos médicos especialistas 24 horas, com as especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792