Imagem em vetores com três profissionais da saúde, com vestimentas características da profissão, mas diferentes entre si e uma paciente na maca.

A telemedicina foi consolidada nos últimos anos com uma importante forma de acesso à saúde, tanto parapopulações em locais distantes de grandes centros como para pessoas que necessitam de um cuidado mais ágil, eficiente e cômodo em grandes cidades.  

A telemedicina no Brasil aind se encontra em desenvolvimento tanto na rede pública como privada. Diversas ações tem sido realizadas para a ampliação dos serviços de telemedicina no Brasil. Continue lendo para entender a importância dela no SUS e suas vantagens em hospitais e ambulatórios

 

Qual a importância da telemedicina no SUS?

Como o SUS existe para garantir acesso à saúde, e a telemedicina é uma importante forma de atuação naa medicina, cabe ao SUS garantir que a população tenha oportunidade de usufruir desse serviço.

O SUS, Sistema Único de Saúde, foi criado em 1988, para cumprir a obrigação do Estado de garantir acesso à saúde

Com sua estruturação, passou-se a viabilizar a população uma saúde pública e gratuita, com o intuito de alcançar os objetivos dos seus 3 princípios doutrinários: integralidade, equidade e universalidade. Neste ponto a telemedicina passa a ser uma importante ferramenta no sistema, garantindo a população facilidades e acesso às tecnologias de forma justa e de acordo com as diferenças regionais e culturais.  

 

Como funciona a telemedicina do SUS?

A telemedicina brasileira é regulamentada pela lei Federal 13989/2020 e pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2314/2022, a qual dispõe sobre os princípios éticos, normas e critérios técnicos para a prática. 

A telemedicina no SUS foi acelerada na pandemia, porém, continua a crescer, por meio de leis, projetos de incentivos e portarias. Vamos conferir alguns deles abaixo.

Estratégia de Saúde Brasil ESDB

Estratégia de Saúde Digital Brasil (ESDB) é um plano de ação para a transformação digital da saúde no Brasil. Com objetivos de criar um sistema eficiente, seguro e acessível, por meio da tecnologia para melhorar a experiência do paciente e qualidade dos serviços.

Entre seus objetivos detalhados está: a criação de sistemas de saúde digitais integrados, o uso de inteligência artificial e dados, adoção de sistemas de e-saúde e a modernização dos processos de gestão. Quer saber mais sobe o ESDB? Clique aqui.

Programa Telessaúde Brasil Redes

Foi criado em 2012 pelo Ministério da Saúde para integrar as redes de atenção à saúde em todo o país.  

O objetivo principal do Programa Telessaúde Brasil Redes é a atenção básica à saúde, o primeiro ponto de contato dos pacientes com o sistema. Com ele, profissionais que trabalham na atenção básica tem acesso ao suporte de especialistas em diversas áreas.

Alguns exemplos do uso de Telemedicina no SUS 

Consultórios digitais

Criados pela portaria MS Nº1355, instituiu como projeto as Unidades Básicas de Saúde Digitais. Seriam essas, as unidades aparelhadas com recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Como, pro exemplo, os Consultórios Digitais nas UBS em São Paulo. 

 

Prontuários Eletrônicos

O Prontuário Médico Único (PMU), estabelecido pelo Ministério da Saúde, visa criar um registro eletrônico unificado de todos os atendimentos realizados pelo SUS.

Conecte SUS

O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. Dá acesso aos serviços do SUS. Permite acesso ao histórico clínico e mostra as informações gerais como:

  • Carteira Nacional de Vacinação;
  • Certificado Nacional de Covid-19;
  • Cartão Nacional de Saúde;
  • Resultados de exames laboratoriais de Covid-19;
  • Medicamentos do programa “Farmácia Popular”;
  • Registros de doações de sangue;
  • Acompanhamento da posição na lista de transplantes.

 

Vantagens da telemedicina no SUS

A telemedicina no SUS tem como vantagem principal facilitar o acesso gratuito da população à saúde de qualidade de forma facilitada, confira como isso acontece:

Acesso à especialistas

O acesso a especialistas, pode ser demorado, com uma longa fila de espera e muitas vezes exige deslocamento, com a telemedicina, o paciente pode se consultar com especialidades de forma facilitada, mais rápido e sem se deslocar.

Acesso a dados, exames e prontuários facilitados 

Com um sistema virtual e integrado, resultados de exames, prontuários e acompanhamento de quadros são mais rápidos, ganhando tempo e muitas vezes salvando vidas. 

Garantia de atendimento fora dos centros urbanos

Como citamos acima, muitas vezes não há especialistas para uma segunda opinião ou, mesmo, o primeiro atendimento, na localidade do paciente. 

Por meio da telemedicina no SUS pode-se atender mais pacientes sem necessidade de deslocamento, que por vezes é impossível. 

Facilitação de segundas opiniões

Com o teleatendimento pacientes e médicos conseguem segundas opiniões facilmente.

Otimização de tempo

Em uma consulta presencial, há muito tempo envolvido, do paciente e médico, o tempo gasto para se arrumar, deslocar-se, a espera no trânsito, a espera para ser atendido e a volta. 

 

SIATE TELEMEDICINA

No SIATE, temos médicos especialistas 24 horas, com as especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Entre em contato.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792