A saúde digital é uma abordagem que visa promover a saúde e a prevenção de doenças por meio de consultas virtuais. Tornou-se um dos principais meios pelos quais os profissionais da área podem promover a saúde com eficiência.

Vantagens da saúde digital como estratégia para eficiência dos sistemas de saúde

A saúde digital pode ajudar a aumentar a adesão aos tratamentos e a melhorar os resultados dos pacientes. A telemedicina, que é uma das formas de saúde digital, permite aos profissionais de saúde monitorar os pacientes à distância e, assim, aumentar a aderência aos tratamentos. Os dispositivos vestíveis, também chamados de wearables, são usados para monitorar o dia a dia, permitindo que os profissionais de saúde obtenham informações precisas sobre os hábitos de saúde.

Uma das principais vantagens da saúde digital é a capacidade de compartilhar informações de saúde eletronicamente. Isso inclui registros médicos eletrônicos, receitas digitais e resultados de exames. Ao permitir que diferentes profissionais de saúde acessem informações atualizadas sobre os pacientes, ela ajuda a melhorar a coordenação do cuidado e a reduzir erros médicos.

Além disso, a saúde digital pode ajudar a melhorar a eficiência dos sistemas de saúde, reduzindo os custos associados ao tratamento de doenças crônicas e evitando hospitalizações desnecessárias. Por exemplo, um sistema de alerta precoce pode ser implementado para identificar pacientes em risco de complicações e permitir que intervenções precoces sejam tomadas.

Em resumo, a saúde digital é uma estratégia importante para a eficiência dos sistemas de saúde. Ela pode ajudar a melhorar a coordenação do cuidado, reduzir erros médicos, fornecer atendimento remoto aos pacientes e melhorar a eficiência dos sistemas de saúde.

Saúde Digital no Brasil

Por oferecer aos profissionais de saúde oportunidades para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, simultaneamente, reduzir custos e aumentar a eficiência dos serviços, a adoção desta abordagem tem sido particularmente útil para os sistemas de saúde em geral, onde a capacidade de recursos limita os profissionais de saúde.

Por esse motivo a saúde digital tem sido uma área de grande interesse e investimento no Brasil nos últimos anos. Em 2020 tivemos a elaboração da estratégia Saúde Digital Brasil 2020-2028 que norteia diversos aspectos do desenvolvimento dessa área no país, além da criação da Secretaria de Saúde Digital no Ministério da Saúde.

O país possui um sistema público de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde), sendo considerado um dos maiores do mundo em termos de cobertura e atendimento, mas que também enfrenta muitos desafios, como a falta de recursos e a complexidade na gestão.

Nesse contexto, a saúde digital surge como uma possibilidade de melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a eficiência dos processos e reduzir os custos. 

Alguns exemplos de iniciativas de saúde digital no Brasil incluem:

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): o PEP é um sistema que permite a gestão eletrônica dos registros médicos dos pacientes, incluindo histórico clínico, resultados de exames, prescrições médicas e outras informações relevantes;
  • Telemedicina: consiste no uso de tecnologias para realizar consultas e diagnósticos à distância, por meio de videoconferências, chats ou outras ferramentas digitais;
  • Prontuário Médico Único (PMU): o PMU é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa criar um registro eletrônico unificado de todos os atendimentos realizados pelo SUS;
  • Conecte sus: o Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico.  O aplicativo Conecte SUS mostra as informações gerais do cidadão, como Carteira Nacional de Vacinação, Certificado Nacional de Covid-19, Cartão Nacional de Saúde, resultados de exames laboratoriais de Covid-19, medicamentos dispensados pelo programa “Farmácia Popular“, além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na lista de transplantes.
  • Aplicativos de saúde: há diversos aplicativos voltados para a saúde, que oferecem desde informações sobre doenças e tratamentos até ferramentas para monitorar o sono, a alimentação e a atividade física. 

Saúde Digital SIATE

No SIATE, a saúde digital eficiente está ao seu alcance, temos médicos especialistas 24 horas. Especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Entre em contato.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 89792

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 51756