Você já ouviu falar em e-Saúde, Telessaúde e Telemedicina? Se você acha que é tudo a mesma coisa, está enganado. Esses são termos que podem estar em contextos similares, mas cujos significados são diferentes entre si.

Saber exatamente o que todas essas palavras querem dizer pode mudar o seu jeito de encarar a tecnologia na saúde.

Por isso é importante compreender o que cada um significa e quais são suas diferenças. Descubra tudo isso a seguir!

 

O que é e-Saúde?

E-Saúde é um termo que diz respeito às práticas de cuidados da saúde que são realizadas e apoiadas a partir da Tecnologia da Informação (ou TI). Alguns especialistas têm ideias diferentes sobre a e-Saúde, mas ela basicamente engloba a tecnologia na área da saúde.

O uso da tecnologia digital no setor da saúde colaborou para o desenvolvimento de diversos tratamentos e diagnósticos, assim como para a praticidade, rapidez e eficiência na hora de atender aos pacientes. Tanto médicos como pacientes podem aproveitar as vantagens da e-Saúde.

A e-Saúde pode envolver alguns sistemas e serviços tecnológicos, como: o mHealth (dispositivos móveis utilizados para apresentar dados dos pacientes em tempo real), o Prontuário Eletrônico do Paciente e a Telessaúde, sobre a qual falaremos a seguir.

 

O que é a telessaúde?

A telessaúde está ligada às atividades que dizem respeito aos cuidados envolvendo a saúde que se utilizam dos sistemas de informação, telecomunicação e da tecnologia para espalhá-la por todo o país.

Pode-se dizer que a telessaúde foi e é muito importante à área da saúde porque permitiu que pacientes e médicos se comunicassem com maior facilidade, seja pela internet ou pelo telefone. Em alguns casos, ela ajudou até no uso de robôs em cirurgias complexas.

 

O que é a telemedicina?

A telemedicina pode ser considerada uma categoria dentro da telessaúde, pois é a tecnologia que permite a interação a distância entre médicos e enfermeiros quando se trata de procedimentos relacionados às cirurgias, exames e diagnósticos de pacientes.

Com a telemedicina, é possível ter acesso aos exames sem precisar ir até a clínica novamente, assim como realizar consultas, fazer convenções, atender pacientes e se utilizar da robótica para realizar operações à distância.

 

Quais são as principais diferenças entre a telessaúde e a telemedicina?

Você já entendeu que a telemedicina é uma tecnologia inserida dentro de um campo maior, a telessaúde. Mesmo sabendo o que significa cada termo, pode ter ficado alguma dúvida com relação às diferenças mais específicas entre eles.

Para esclarecer ainda melhor, confira no que elas se diferem em dois tópicos:

 

  • Surgimento

Telessaúde: a telessaúde possui registros bem antigos, os quais vêm desde o início do século XX, quando os rádios começaram a se popularizar entre os médicos.

Telemedicina: a telemedicina começou nos anos 70, nos EUA, e foi pensada inicialmente para proporcionar um atendimento médico nas comunidades rurais americanas.

 

  • Atividades

Telessaúde: a telessaúde engloba todos os serviços que tem a ver com a comunicação tecnológica na área da saúde.

Telemedicina: a telemedicina se caracteriza por ter sistemas mais específicos e diretos aos profissionais da saúde, para que eles possam realizar suas atividades à distância.

Viu como um está relacionado ao outro, mas no fim são coisas diferentes? Procure clínicas que invistam nessas tecnologias para um atendimento mais completo e prático.