A tecnologia da internet móvel 5G promete ser uma revolução no mundo da tecnologia. Com uma velocidade que é praticamente 10 vezes maior que a 4G, o salto tecnológico será grande.

Junto a ela, a telemedicina também cresce no Brasil e no mundo, modernizando o atendimento clínico. Nesse artigo, entenda um pouco o que é o 5G e o seu impacto na telemedicina.

O que é a tecnologia 5G?

Sendo a próxima geração de redes móveis, o 5G tem como objetivo melhorar ainda mais a velocidades das conexões entre dispositivos. Além disso, graças ao avanço da tecnologia, o alcance das redes 5G devem abranger um perímetro ainda maior e alcançando pontos onde, até então, não há sinal de internet.

Outra vantagem da rede 5G, além de uma banda maior para transferência de dados, é a capacidade de conseguir manter um número altíssimo de usuários e dispositivos conectados simultaneamente a ela sem haver queda na qualidade da conexão.

Enquanto redes 4G podem atualmente chegar a uma velocidade máxima de aproximadamente 33 Mbps, a 5G poderá chegar a 10Gbps. Apenas essa diferença permitirá uma gama de avanços em diversos setores da sociedade, agilizando e muito, diversas trocas de dados que hoje são prejudicadas por conexões precárias.

A rede 5G funciona por meio de ondas de rádios, assim como as redes móveis das gerações anteriores. Os equipamentos necessários para fazer a emissão de sinal do 5G possui um mecanismo mais inteligente e dinâmico, permitindo que ele focalize o sinal da rede na direção em que há mais demanda de requisições de sinal. Dessa forma, o caminho do sinal será otimizado e chegará mais rápido ao seu destino.

A rede 5G na telemedicina

Com o avanço da pandemia de COVID-19, a telemedicina, que já era uma tecnologia em crescimento, ganhou ainda mais espaço na saúde. As consultas feitas de forma remota causaram uma redução na aglomeração em ambientes hospitalares, além de otimizar o tempo do paciente, já que ele não precisaria mais se deslocar até a clínica ou posto para ser atendido.

Porém, mesmo sendo uma alternativa viável e aprovada pelo Conselho de Medicina, a telemedicina ainda enfrenta problemas como falta de cobertura de redes móveis em diversas regiões do país, além de depender de conexões que podem ficar instáveis, prejudicando o atendimento.

Com a chegada da 5G, juntamente com sua cobertura maior e melhor estabilidade, a telemedicina também ganhará força. Devido à alta velocidade do 5G e sua baixa latência, os atendimentos médicos terão muito menos chances de sofrerem uma queda, com uma melhora na qualidade da imagem e som.

Cirurgias e consultas em ambientes de realidade aumentada

Além disso, o 5G poderá propiciar novas oportunidades para avanços tecnológicos. Por conta da velocidade e um atraso mínimo na conexão, cirurgias remotas serão uma realidade, permitindo que o médico não esteja fisicamente presente no local, mas que consiga realizar operações via robôs.

Com a popularização das inteligências artificiais, junto com a 5G, será possível criar ambientes virtuais imersivos, que simulem o espaço físico de um consultório. Dessa forma, o paciente poderá se sentir ainda mais a vontade com o médico, quase como se estivessem a poucos metros um do outro.

O 5G na interconexão de dados

computador na mesa com celular ao lado

Com a chegada do 5G, não apenas os atendimentos e a relação remota entre médico/paciente serão melhorados, como também a troca de dados entre as entidades de saúde será mais viável e otimizada.

Graças a velocidade e a capacidade de banda, os dados poderão trafegar com muito mais velocidade. Isso permitirá uma comunicação rápida entre diferentes bancos de dados, o que irá prover uma integração entre diversos ambientes de saúde sejam eles: hospitais, planos de saúde e dispositivos móveis.

Com essa integração, o paciente terá muito mais comodidade para conseguir acessar seus resultados de exame ou para marcar uma consulta não importando onde estejam. Na realidade da telemedicina, essa integração poderá otimizar o trabalho do médico, permitindo que ele já tenha acesso aos dados do paciente em mãos no momento da consulta, podendo inclusive, saber de seus antecedentes clínicos e agilizar ainda mais o processo do atendimento.

Os desafios para a 5G e a telemedicina

Apesar de serem tecnologias promissoras, o 5G e a telemedicina ainda precisam superar barreiras. Uma delas é a resistência tanto por parte dos médicos como de pacientes de usarem e se adaptarem com os novos recursos tecnológicos.

Ao mesmo tempo, com a 5G o fluxo de dados será mais intenso, sendo necessárias medidas que garantam a segurança desses dados. A LGPD, sancionada em 2021, já foi um passo nessa direção, mas, à medida que a tecnologia avança, o cuidado nessa questão também deve caminhar no mesmo passo.

Deseja modernizar o atendimento do seu estabelecimento de saúde, já se preparando para a chegada do 5G? A SIATE possui um sistema robusto de telemedicina e conta com profissionais das mais diversas especialidades disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792

Referências

TECNOLOGIA 5G deve transformar atendimento médico e hospitalar. Olhar Digital, 2020. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2020/07/16/noticias/tecnologia-5g-deve-transformar-atendimento-medico-e-hospitalar/>. Acesso em: 31/05/20222

REDE 5G. Mundo Educação. Disponível em:<https://mundoeducacao.uol.com.br/informatica/rede-5g.htm> . Acesso em: 31/05/2022

TELEMEDICINA pode resolver 95% dos problemas de saúde e ganha espaço com 5G. Tecmundo, 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/5g-no-brasil/217398-telemedicina-conceito-soluciona-95-problemas-saude.htm Acesso em: 31/05/2022