O cenário que envolve a medicina está em constante mudança. Seja pelo avanço da tecnologia ou pela demanda para tratar novos casos, é necessário que os profissionais estejam sempre atualizando seu pensamento para acompanhar a necessidade dos desafios do presente.

Ainda que a evolução dos meios tecnológicos, com estudos mais sofisticados, estejam sempre descobrindo novos horizontes, ainda há muitos obstáculos para serem vencidos. Números de médicos, distribuição de profissionais no território brasileiro e dificuldades em aderir novas tecnologias são apenas alguns deles.

Um panorama sobre os números de médicos

Em um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Medicina em 2015, o Brasil possuía cerca de 432.870 registros de médicos, sendo 2,11 médicos para cada 1.000 habitantes.

De acordo com o estudo, esse é um efeito direto por conta de medidas anunciadas pelo Governo Federal em aumentar o número de novos cursos.

Porém, apesar dos números continuarem em ascensão, os índices de desigualdades na distribuição desses profissionais também se mantêm igualmente alta. Isso se dá pelo fato de que há muitos médicos concentrados nos grandes centros urbanos, acarretando uma grave falta de profissionais em locais mais remotos.

Conforme o CFM, a maioria dos médicos está concentrada nas regiões sul e sudeste, grandes municípios e nas capitais. Enquanto 23,8% da população morar nas capitais, cerca de 55,24% dos registros médicos se encontram nessas regiões, criando uma proporção de 4,84 médicos para cada 1000 habitantes.

Outra preocupação em relação à desigualdade causada por essa má distribuição de médicos está em relação aos profissionais especializados. Conforme o estudo feito pelo CFM, as regiões Sul e sudeste concentram 70,4% de todos os especialistas.

Essa falta de médicos especialistas em locais longe das capitais acaba afetando diretamente o atendimento da população.

Os principais desafios dos médicos

Nos dias atuais, a demanda por um médico faz com que sua jornada de trabalho seja extensiva e, por muitas vezes, exaustivas. A rotina nos plantões pode se provar desafiadora para o profissional, visto que precisa atender uma variedade enorme de pacientes, dar toda a atenção necessária em cada caso.

Para os recém-formados, outro desafio apresentado é a dificuldade em conseguir ingressar no mercado de trabalho. Apesar de ter um grande aporte teórico vindo da formação acadêmica, a falta de conhecimento prático pode ser outra barreira que impeça o novo médico de atender em um posto de saúde ou em um hospital.

Dentro do atendimento, o relacionamento com os pacientes pode se tornar um grande obstáculo. Em muitos casos, especialmente os mais delicados, os pacientes não aceitam o diagnóstico dado pelo médico, indo procurar outros apenas para confirmar o resultado.

Além disso, muitos pacientes procuram um médico por um diagnóstico instantâneo. Mas, em muitos casos, se vê necessário a realização de mais exames para se confirmar uma hipótese levantada pelo profissional.

Tecnologia: seu papel na medicina atual e do futuro

Dado esse panorama da medicina e dos médicos, é importante ressaltar o papel que a tecnologia vem tendo durante todo esse tempo. Ainda que sua valia já tenha sido confirmada por diversos fatores, ainda há muitas questões culturais que impedem inovações nessa área.

De acordo com o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, o Conselho Federal de Medicina “está atento a essas tendências no exercício profissional”, com diversas regulamentações para garantir que as tecnologias se enquadrem dentro da ética da medicina.

A Internet das Coisas, a qual é a integração de dispositivos móveis com uma rede de comunicação, se provou ser uma grande aliada aos médicos e pacientes.

Hoje, com dispositivos como relógios inteligentes, é muito mais fácil em obter dados de saúdes de um paciente. Por consequência, isso permite ao médico detectar e prevenir possíveis doenças.

A telemedicina é uma das áreas que mais avança dentro da medicina, sendo responsável por grandes inovações e por suprir a defasagem de atendimentos em locais remotos. Com ela, hoje é possível disponibilizar diversos exames e consultas especializadas para parte da população.

O conjunto de ferramentas de informação e telecomunicação disponibilizadas pela telemedicina, faz com que a interação entre médicos e pacientes sejam muito mais ágeis e dinâmicas.

Tecnologia e eficiência você encontra com o SIATE

Todos os recursos que a telemedicina pode oferecer você encontra no SIATE.

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os recursos da telemedicina? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!