A segunda opinião médica é uma opção cujo objetivo é auxiliar tanto o médico quanto ao paciente. Sua principal função é fornecer um segundo ponto de vista referente a um caso em específico. Essa demanda pode partir tanto do paciente quanto da própria equipe médica que acompanha o caso.

Por conta do rápido avanço tecnológico, essa prática vem se tornado cada vez mais recorrente e possibilitando melhores resultados no diagnóstico de um paciente. Hoje, tornou-se muito mais fácil para um médico conseguir outra opinião de um colega e compartilhar essa informação de forma rápida e segura.

Quando a segunda opinião médica é solicitada?

A segunda opinião médica pode ser solicitada em diferentes situações. Por parte do médico, ele pode solicitar a visão de outro profissional mais especializado ou experiente no tratamento de uma determinada doença.

Outra possibilidade é quando o profissional que está acompanhando o caso deseja confirmar com outro se a conduta escolhida para o tratamento daquele caso está correta.

Dependendo do caso, o próprio plano de saúde do paciente solicita outra opinião. Esse protocolo é solicitado antes da autorização de procedimentos complexos ou cirurgias.

A segunda opinião médica também é um direito do paciente garantido pelo Art.39 do Código de Ética Médica. Ele pode recorrer a um segundo profissional caso não tenha certeza sobre o diagnóstico ou tratamento recomendado. Porém, nesse caso é importante que o paciente não deva procurar segunda opinião apenas para ouvir coisas agradáveis.

É dever do médico fornecer informações claras, corretas e transmiti-las de maneira direta e assertiva. Por isso, a segunda opinião deve ser vista como discutir todas as possibilidades para encontrar a melhor abordagem do caso.

Por fim, há tratamentos em que existem mais de uma conduta recomendada que se pode optar por seguir. Dessa forma, a segunda opinião pode esclarecer outras opções de tratamento, riscos e benefícios de cada alternativa.

Os benefícios da segunda opinião médica

Ao trazer uma segunda visão para um caso, muitos benefícios podem ser aproveitados tanto para os pacientes, quanto para os profissionais. Dentre eles, podemos citar:

– Maior segurança no tratamento definido;

– Correção em falhas no diagnóstico;

– Troca de conhecimento, experiência e aprendizados por parte da equipe médica;

– Diagnósticos com mais detalhes;

– Possibilidade de alternativas ao método de tratamento;

– O paciente terá maior segurança na hora de receber seu diagnóstico;

– Maior possibilidade de uma boa recuperação;

– Esclarecimento de dúvidas.

Além desses motivos, outro ponto importante sobre a segunda opinião médica é que ela pode evitar possíveis erros médicos. Em casos mais complexos, a visão de um especialista ou de outro profissional garante ainda mais segurança e confiança sobre o procedimento que será realizado.

Como a telemedicina pode facilitar a solicitação da segunda opinião médica.

A telemedicina permitiu uma verdadeira revolução na troca de informações entre profissionais médicos. Essa facilidade também teve um impacto positivo na necessidade de uma segunda opinião médica.

Com o auxílio da tecnologia da informação, a comunicação digital possibilita a segunda opinião de médicos em diferentes localidades. Eliminando a necessidade de que os profissionais precisem estar na mesma clínica, hospital ou até mesmo na mesma região.

Atualmente, a telemedicina tem um papel importante na rotina de hospitais e clínicas de saúde, facilitando a comunicação entre a equipe médica e permitindo a troca de opiniões de maneira remota pelo país inteiro.

Além disso, a expansão de redes de conexões não apenas no Brasil, mas no mundo, deu a possibilidade de que um exame de imagem possa ser realizado e seus resultados sejam compartilhados em tempo real para um ou mais especialistas.

Tudo isso acelera o processo do diagnóstico, garantindo ao paciente um atendimento ágil que pode ser crucial em seu tratamento.

Iniciativas do Ministério da Saúde também contribuíram para a segunda opinião, como o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Seu objetivo é fortalecer e melhorar a qualidade de atendimentos no Sistema Único de Saúde, com o apoio de ferramentas tecnológicas e de comunicação.

Como o SIATE pode ajudar com a segunda opinião médica?

No SIATE você encontra uma gama de profissionais especialistas à disposição para fornecer uma segunda opinião. O SIATE é uma plataforma de telemedicina on-line que conecta os profissionais de medicina de maneira rápida e simultânea. Além disso, no SIATE, contamos com uma enorme gama de especialidades, sendo elas:

– Neurologia;

– Cardiologia;

– Dermatologia;

– Reumatologia;

– Alergologia;

– Nefrologia;

– Oncologia;

– Pneumologia;

 

Entre em contato agora conosco e fale com um dos nossos consultores!

 

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792