Nos últimos anos, há um aumento na conscientização sobre a importância da saúde mental e no reconhecimento de que o acesso a cuidados de saúde mental deve ser considerado um direito básico. No entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados no que diz respeito à oferta de serviços de saúde mental acessíveis e de qualidade, especialmente em países em desenvolvimento.

 

Uma solução que tem se mostrado cada vez mais promissora, pode ser oferecida de diversas formas, incluindo teleconsultas, telemedicina, telemonitoramento, teleorientação, teleterapia e teleducação.

O que é telessaúde mental?

Telessaúde mental, que pode ser definida como o uso de tecnologias da informação e comunicação para fornecer serviços de saúde mental a distância.

Telessaúde mental em redes integradas ao sistema público.

No contexto do sistema público de saúde, a telessaúde mental pode ser particularmente útil para melhorar o acesso a serviços de saúde mental em áreas remotas ou com falta de profissionais qualificados. Isso porque possibilita ser usada para conectar pacientes a profissionais de saúde mental qualificados, independentemente de sua localização geográfica.

Além disso, a telessaúde mental também é utilizada para integrar a rede de serviços de saúde mental em todo o país, possibilitando uma comunicação mais eficiente entre diferentes serviços e melhorando a coordenação do tratamento de pacientes.

Programa Telessaúde Brasil Redes

O Programa Telessaúde Brasil Redes, criado em 2012 pelo Ministério da Saúde brasileiro, visa integrar as redes de atenção à saúde em todo o país. Tem como alvo principal a atenção básica à saúde, o primeiro ponto de contato dos pacientes com o sistema.

Por meio do programa, os profissionais que trabalham na atenção básica podem ter acesso a suporte de especialistas em diversas áreas da saúde, incluindo saúde mental. Oferecendo suporte técnico e educacional em áreas como diagnóstico, tratamento, prevenção e promoção da saúde mental. 

Telessaúde mental em outros países

Outro exemplo de como a telessaúde mental pode ser usada em um sistema público de saúde é o Programa Nacional de Telessaúde do Canadá. Esse programa foi lançado em 2008, para fornecer acesso a serviços de saúde em áreas remotas do país.

O Programa Nacional de Telessaúde do Canadá oferece aos pacientes acesso a psicólogos e psiquiatras qualificados por meio de telemedicina. Além disso, o programa também proporciona serviços de teleducação para profissionais de saúde em áreas remotas, permitindo que eles aprendam sobre as melhores práticas e se mantenham atualizados sobre as novidades na área.

Telessaúde SIATE

No SIATE, você encontra médicos especialistas 24 horas através da telemedicina. Atendimento nas especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Tenha acesso à medicina! Entre em contato agora com um dos nossos especialistas.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 89792

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 51756