Tanto pacientes quanto os profissionais da saúde estão cada vez mais usando a tecnologia em seu dia-a-dia, seja para marcar consultas, visualizar exames, realizar conferências online, entre outras atividades práticas.

Pesquisas recentes apontam que oito em cada dez brasileiros utilizam a internet para procurar mais informações sobre a sua saúde. Muitos usam aplicativos ou mecanismos de busca, como o Google.

Não adianta fugir da tecnologia. Pensar como se ela atrapalhasse a sua vida como médico ou paciente é algo arcaico e deve ser abandonado. As tecnologias se provam cada vez mais como ótimas aliadas ao setor da saúde.

Existem diversos softwares e aplicativos voltados para esta área os quais podem facilitar muito o cotidiano de todos os envolvidos. Muitos deles estão disponíveis para smartphones e tablets, sendo muito práticos e simples de utilizar.

É por tudo isso que preparamos uma lista com 5 softwares e aplicativos para a saúde que qualquer um pode utilizar para obter mais informações corretas, verificar status de doenças, fazer acompanhamento médico, entre outros. Confira a seguir!

 

1 – Cardiograph

O Cardiograph pode ser utilizado por quem necessita de um acompanhamento cardíaco. Ele é capaz de medir a frequência cardíaca através da câmera do dispositivo móvel. Diversos sons são emitidos enquanto ele realiza a medição.

Os resultados podem ser salvos e levados ao médico, para que ele lhe dê o parecer. Este aplicativo está disponível tanto para iOS quanto Android.

 

2 – Medscape

Ótimo aplicativo para médicos e pacientes. O Medscape é apoiado pelo FDA (órgão que regulariza e controla o uso de suplementos, drogas e alimentos nos Estados Unidos). Ele é como uma enciclopédia de doenças, além de também possuir calculadoras médicas.

Para completar, ele ainda está constantemente atualizado com notícias da área da saúde ao redor do mundo. É excelente para quem quiser se informar e se manter atualizado. Está disponível para iOS e Android, mas apenas em inglês.

 

3 – iClinic

O iClinic permite que os médicos consultem as informações dos prontuários de seus pacientes. Além disso, é possível adicionar imagens e outros dados para deixar o atendimento mais funcional e eficiente.

O iClinic é indicado em caso de emergências, pois o profissional pode rapidamente verificar quais são suas alergias, quais medicamentos está tomando e outras informações.

 

4 – Dr. Drauzio Primeiros Socorros

Este é um aplicativo muito útil para qualquer pessoa, especialmente aos familiares de quem sofre com alguma condição específica. Ele apresenta o passo a passo do que fazer em momentos de emergências.

O conteúdo do aplicativo foi feito com sob a supervisão do Dr. Drauzio Varella. Além disso, ele possui um botão de emergência caso seja necessário chamar ajuda.

 

5 – Pillboxie

Aplicativo criado para quem tem dificuldade em lembrar de tomar o remédio prescrevido pelo médico. Com ele, você pode colocar lembretes e outras notas que ajudem a manter o consumo correto do medicamento.

 

Não corra da tecnologia, corra para ela! Isso pode deixar sua vida mais fácil e bem mais eficiente!