Todos sabem que nós estamos vivendo na era da tecnologia da informação (também conhecida por TI). Os avanços e inovações tecnológicas nunca param de acontecer, sendo até difícil acompanhá-los às vezes.

É apenas lógico que os mais diversos segmentos pegassem carona na tecnologia para incrementar seus sistemas e melhorar a organização e o controle.

Com o setor da saúde não é diferente. A tecnologia da informação pode colaborar muito para o crescimento e a otimização das atividades dessa área, seja em clínicas, consultórios ou hospitais. Todo mundo se beneficia.

 

O que é Saúde 4.0?

A expressão Saúde 4.0 foi criada pela ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde) e é utilizada para salientar o quão importante é a integração da tecnologia com o setor da saúde.

A Saúde 4.0 tem como intuito assimilar todos os agentes que envolvem a saúde (os profissionais, os equipamentos, os diagnósticos, os dispositivos, etc.) de forma que facilite a assistência, promova mais eficiência nas operações, melhore a eficácia de processos e muito mais.

Especialistas dizem que o Brasil ainda precisa investir muito na Saúde 4.0, que já é tendência nos Estados Unidos e na Europa. Por outro lado, nosso país já possui ótimos provedores que estão desenvolvendo e adaptando as soluções digitais para a nossa realidade.

 

Por que investir na Saúde 4.0?  

A Saúde 4.0 tem como objetivos:

  • Interconectar as máquinas do local;
  • Automatizar os processos;
  • Integrar os seres humanos aos sistemas em tempo real;
  • Facilitar o monitoramento e acompanhamento de processos através dos sistemas digitais;
  • Centralizar e aprimorar as tomadas de decisões.

O big data, a inteligência artificial e o armazenamento em nuvem são algumas das tecnologias que mais usadas e que a cada dia mais estão sendo adicionadas ao setor da saúde.

Você pode estar se perguntando: “ok, todos esses nomes são bonitos, mas o que a tecnologia da informação realmente acrescenta na prática do dia a dia?”, e a resposta é: muita coisa. Confira a seguir como:

 

  • Mais aproveitamento do tempo dos profissionais: alguns médicos e técnicos chegam a passar 30% do tempo se deslocando de um local para o outro. A tecnologia digital proporciona que eles obtenham informações mais rapidamente e gastem tempo com os pacientes em vez de se deslocando.

 

  • Melhores diagnósticos: a tecnologia avançada permite que os exames sejam mais rápidos e os diagnósticos mais precisos. Isso faz com que os pacientes se sintam mais seguros e os médicos mais confiantes, aumentando muito as chances de recuperação.

 

  • Cirurgias mais precisas: alguns procedimentos cirúrgicos que antes duravam horas e eram arriscados, hoje em dia duram minutos e são bem mais simples. Tudo isso graças à junção das técnicas médicas e das novas tecnologias.

 

Por isso, como paciente, fique sempre atento aos estabelecimentos que ofereçam uma tecnologia de ponta. Como médico, gerente ou empreendedor, invista na Saúde 4.0 se quiser crescer no setor enquanto obtém todos os benefícios citados.