A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é responsável pela avaliação e desenvolvimento de gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Foi desenvolvida para apreciar a qualidade dos serviços, por meio de peritos da área e IAC.

O que é a ONA?

É uma instituição privada sem fins lucrativos que atesta a qualidade das Organizações Prestadoras de Serviço de Saúde (OPSS).

No final da década de 80, o escritório da Organização Mundial da Saúde para América Latina, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), buscou a implementação de dois projetos. O primeiro estabelecia padrões para unidades hospitalares da América Latina que teriam a condição de “acreditado”.

Nessa época, o Ministério da Saúde apostava mais sobre o Sistema Brasileiro de Acreditação, criando a ONA.

O segundo estudava as condições de todos os hospitais latino-americanos, promovendo nos anos subsequentes a “Acreditação de Hospitais”(Dados da ANVISA). Com dados e uma estratégia para avaliar a qualidade dos hospitais, a ONA tem como objetivo estabelecer os padrões de eficiência tanto para profissionais quanto para pacientes.

A ONA é responsável por avaliar e certificar a qualidade dos serviços de saúde em:

  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Ambulatórios;
  • Consultórios;
  • Serviços de hemoterapia, nefrologia, radioterapia;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Esterilização de materiais;
  • Serviços de pronto atendimento;
  • Home care;
  • Laboratórios.

Ou seja, é um certificado em que é preciso ser renovado a cada dois anos, que ajuda na averiguação da qualidade e controle dos serviços prestados. Esse certificado é meramente educativo, com função de melhorar continuamente a performance do local e não presta conta aos municípios, estados e ao governo federal.

Como receber a certificação ONA?

O certificado da ONA é um segundo o artigo o Manual para Avaliação e Certificação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares:

A solicitação da Acreditação pela instituição é um ato voluntário, periódico, espontâneo, reservado e sigiloso em que se pretende obter a condição de acreditada de acordo com padrões previamente aceitos, na qual é escolhida a instituição acreditadora que desenvolverá o processo de Acreditação. (ONA, 2004)

A certificação é válida se emitida por entidade de acreditadoras da Organização Nacional de Acreditação, pois são instituições treinadas para desenvolver o relatório de classificação das instituições, em três níveis de qualidade:

1- Nível 1- Acreditado: considerado pelo padrão atendendo aos requisitos básicos necessários para existência do negócio (padronização de processos, planos de objetivos, metas definidas, registros em prontuários, identificação de riscos, estrutura física/segurança). Nesse nível, a enfermagem tem função fundamental;

2- Nível 2-Acreditado Pleno: além dos descritos no nível 1, esse nível requer a soma de planejamentos na assistência, descrição e projetos dos processos internos, manuais de procedimentos operacionais padronizados (POP’s), educação continuada, indicadores de qualidade e implementação de diagnóstico de enfermagem (individual e integral);

3- Nível 3- Grau de Excelência: último nível em que é observado nível 1 e 2, conseguindo monitorar todas as ações implementadas, capaz de gerenciar os desempenhos em todas as áreas da instituições, com análises críticas processuais e identificar melhorias. (BRASIL, Ministério da Saúde, 2006, p.326).

Instituição Acreditadora Credenciada – IAC

Em busca de avaliar os melhores padrões na saúde, é preciso encontrar organizações que se adequem no propósito ONA para avaliar as instituições de saúde. Cada uma que se tornar acreditadoras, passam a ser IAC, e entre suas funções estão:

  • Avaliar as organizações de saúde, programas de saúde e serviços com base no Manual Brasileiro de Acreditação;
  • Promover atividades de educação para divulgação ONA;
  • Otimização de insumos;
  • Capacitar a sua equipe de avaliadores.

É proibido à IAC o exercício de consultoria.

Leia mais sobre IAC.

Qual a importância da acreditação hospitalar na assistência à saúde?

Mais do que apenas verificar a qualidade do estabelecimento, os benefícios da acreditação hospitalar envolvem:

  • Maior satisfação do paciente;
  • Melhora no atendimento;
  • Segurança;
  • Diferencial entre as instituições;
  • Integração de profissionais;
  • Melhoria significativa nas taxas de triagem e imunização.

Além da ONA, há outros órgãos de acreditação hospitalares, como: Joint Commission International (JCI); Health Information and Management Systems Society (HIMSS); Accreditation Canada; Health Standards Organization (HSO).

Telemedicina e ONA

Com a escassez de médicos especialistas em muitas regiões do Brasil, é importante apostar na tecnologia como alicerce da democratização do acesso à saúde.

Pensando nisso, o SIATE (Sistema Integrado de Telemedicina) desenvolveu o serviço de telemedicina para hospitais, consultórios, UTI’s e serviços médicos que proporciona atendimento de qualidade e via remota, permitindo que a instituição de saúde possa atender às diretrizes de qualidade da ONA.

Para isso, oferecemos atendimento nas especialidades: Neurologia, Cardiologia, Reumatologia, Pneumologia, Dermatologia, Hematologia, Psiquiatria e Nefrologia, Cirurgia Geral e Clínica Médica, mantendo um atendimento 24 por dia, 7 dias por semana.

Tenha a certificação ONA com treinamento e auxílio da tecnologia com o SIATE.

Referências bibliográficas

Organização Nacional de Acreditação (ONA). Manual para Avaliação e Certificação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Brasília; 2004