Nos últimos anos, a telemedicina ambulatorial vem ganhando mais espaço dentro dos ambientes clínicos, permitindo que os atendimentos pudessem ser realizados remotamente, agilizando os exames e consultas nos centros de saúde. Com os ganhos que essa modalidade tem trazido para a medicina, é importante entendermos um pouco como ela funciona e quais são seus benefícios.

O que é a telemedicina ambulatorial?

O atendimento ambulatorial é aquele que oferece assistência médica sem a necessidade de internação do paciente. Normalmente são procedimentos de curta duração como serviços de apoio, curativos, febres, gripe e pressão alta. A consulta ambulatorial auxilia em um melhor direcionamento dos casos e na agilização de suas resoluções.

Assim como as consultas padrões, os atendimentos ambulatoriais precisam ser agendados previamente seja em uma clínica, postos de saúde ou uma UBS.

A telemedicina ambulatorial funciona de forma muito semelhante. Porém, a grande diferença está no fato de que ela pode ser executada de forma remota. Assim, o médico que realizará o atendimento ou o paciente que será atendido não precisam estar no mesmo ambiente físico.

Com o auxílio da tecnologia e de uma conexão com a internet, os atendimentos ambulatoriais por meio da telemedicina permitem a mesma eficiência que uma consulta ambulatorial padrão, além de agilizar ainda mais o processo tanto para o paciente quanto para o médico.

Vantagens da telemedicina ambulatorial

Com todas as vantagens que vieram junto a telemedicina, o atendimento remoto ambulatorial também ganhou seu espaço. Graças a ele, é possível enumerar vários pontos positivos que ajudaram a otimizar o tempo de espera e a qualidade do atendimento. Dentre alguns deles estão:

Diminuição na fila de espera: por conta de uma melhor distribuição dos fluxos de atendimento, a telemedicina ambulatorial ajuda na diminuição das filas de espera. Dessa forma, é possível disponibilizar consultas de especialidades em regiões onde há escassez desses atendimentos;

– Locomoção: outra vantagem da telemedicina ambulatorial está na locomoção. Hoje os pacientes podem realizar um atendimento ambulatorial no conforto da sua casa. Eliminando a necessidade de fazer viagens apenas por um atendimento.

Segurança: toda a troca de dados feitas durante o atendimento ambulatorial é sigilosa e garante a segurança das informações do prontuário do paciente;

– Gama de recursos: com o auxílio da tecnologia, muitos recursos dentro de um ambulatório virtual estão à disposição tanto do paciente quanto do médico. Prontuários e receituários eletrônicos, assinatura digital, câmeras especiais para exames físicos e sistemas de áudio e videoconferência que permitem a imersão no ambiente de consulta virtual. Tudo isso permite uma maior agilidade no acesso dos dados do paciente.

As modalidades da telemedicina ambulatorial

O atendimento ambulatorial por meio da telemedicina possui diversas modalidades. A gama de possibilidades é equivalente ao atendimento presencial, garantindo ao paciente um atendimento especializado e seguro. No SIATE, temos as seguintes modalidades:

– Neurologia;

– Cardiologia;

– Dermatologia;

– Reumatologia;

– Alergologia;

– Nefrologia;

– Oncologia.

A flexibilidade tecnológica na telemedicina ambulatorial

Os avanços na tecnologia permitiram uma variabilidade enorme de meios em relação a como recebemos e enviamos informações. No caso da telemedicina ambulatorial, isso não muda. Hoje, é possível realizar uma consulta on-line por meio não apenas de computadores, mas também por notebooks, tablets e até mesmo smartphones. Tudo isso é possível tendo apenas uma conexão estável com a internet.

Para garantir a troca de informações confidenciais, toda a plataforma em que se é realizada os atendimentos ambulatoriais remotos devem se enquadrar na Lei de Proteção de Dados. Por isso, o paciente terá as informações do seu atendimento por uma teleconsulta ambulatorial resguardadas. Assim, apenas ele e o seu médico tenham acesso.

Além disso, a tecnologia também permite ao médico emitir receituários eletrônicos com assinaturas digitais. Em qualquer farmácia é possível retirar essas receitas.

O SIATE é uma plataforma on-line que permite a execução da telemedicina ambulatorial. Dentro do que pede a LGPD, o SIATE possui a segurança necessária tanto para o profissional quanto ao paciente. Além disso, o SIATE disponibiliza uma equipe de médicos de diferentes especialidades, 24 horas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Referências

LEI Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Governo Federal, 2018. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm> Acesso: 27/06/2022