O conceito de humanização vem ganhando mais espaço não apenas no campo da saúde, como em outras áreas dentro da sociedade. A telemedicina humanizada tem como objetivo estreitar os laços entre pacientes e médicos, fortalecendo sua relação e proporcionando um atendimento diferenciado.

Tudo isso impacta não apenas na qualidade do exame, como também fornece ao paciente mais tranquilidade e segurança em momentos mais críticos. Quando se fala em atendimento humanizado dentro da saúde, o foco também é voltado para o paciente como indivíduo e não apenas para a doença.

Por que é importante humanizar a telemedicina?

Devido à popularidade que a telemedicina vem adquirindo recentemente, sua modalidade de atendimento deve perdurar e se estabelecer cada vez mais como um modo legítimo de consulta.

Dessa forma, é necessário pensar que, durante esse período de adaptação, muitas pessoas ainda terão receios em se consultarem de maneira remota. É aí que entra o papel do médico e de toda instituição de saúde, pois é fundamental que eles ofereçam ao paciente um atendimento acolhedor e que transmita uma comunicação clara.

Conforme o acolhimento do paciente e a sua confiança nesse ambiente remoto, mais os procedimentos executados pela telemedicina serão aceitos pela sociedade e continuando a trazer novos benefícios para todos.

De todos os benefícios que a telemedicina pode trazer, o atendimento médico é apenas um deles. As possibilidades desse serviço podem ser expandidas e, com um atendimento cuidadoso e humanizado, pode trazer verdadeiras experiências de vida. Dentre elas podemos citar algumas:

–  O hospital pode fazer um acompanhamento de seus pacientes por meio de smartwatch, smartphone e tablets;

– Pacientes e familiares podem receber orientações por meio de seus dispositivos móveis da unidade de saúde em tempo real;

– Mesmo a distância, os profissionais de saúde podem monitorar pessoas em estado de risco, permitindo uma comunicação rápida com profissionais especializados, caso necessário.

Como humanizar os atendimentos da telemedicina?

Apesar da praticidade da telemedicina, é importante que alguns cuidados sejam tomados para que ele não se torne algo mecânico, complicado e desumano. Com as abordagens corretas, os laços desse relacionamento podem se tornarem ainda mais estreitos. Confira:

– Foco no paciente: durante todo o atendimento remoto, é fundamental que o profissional tenha todo seu foco voltado para o paciente. Evite abrir outras abas no navegador, mexer no celular ou troca de mensagem. Mantenha o contato visual com o paciente, mesmo por meio da webcam.

– Local adequado: ao realizar um exame por meio de ferramentas on-line, é importante escolher um local vazio, sem que haja outras pessoas ao redor e que você não seja interrompido. Da mesma forma que, durante um exame presencial, você atenderia o paciente em um consultório isolado, na teleconsulta a lógica segue a mesma.

– Manter a empatia: continuar sendo atencioso e prezar pela excelência do atendimento são coisas que não devem mudar, seja o atendimento presencial ou não. Se precisar realizar uma troca de mensagens via texto com o paciente, sempre se atente se a sua mensagem não irá causar algum mal-entendido.

– Utilize uma plataforma segura: uma teleconsulta precisa garantir ao paciente o sigilo e a proteção dos seus dados, assim como em atendimentos presenciais. Por isso, opte por plataformas digitais que possam garantir isso. O SIATE é um sistema completo de telemedicina que garante todos os requisitos necessários para preservar tanto o paciente quanto o médico.

Os desafios nesse processo

A telemedicina e seus recursos tecnológicos ainda enfrentam bastante resistência por parte de muitas pessoas, sejam elas pacientes ou profissionais de saúde. Portanto, a humanização desses processos, tornando-os mais agradável, fluido e menos engessado é parte fundamental do processo.

Ainda que muitos processos venham sendo automatizados e se tornando mais simples com o passar do tempo, é necessário que, tanto por parte do médico, quanto do paciente, haja um domínio da tecnologia para realizar, podendo ocasionar em alguns entraves.

Por fim, um aparato tecnológico e completo também é necessário por parte dos hospitais, para garantir o melhor atendimento para o paciente e as melhores ferramentas para o médico. O SIATE  é uma plataforma de telemedicina on-line que permite a execução de diversos procedimentos médicos de maneira rápida e simultânea entre diferentes profissionais.

O SIATE conta com uma gama de médicos das mais diversas especialidades, disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Deseja saber mais sobre os recursos do SIATE? Entre em contato conosco.

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

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