Com o uso da telemedicina, cada vez mais as especialidades de toda a área médica estão se adaptando a esse novo modelo de atendimento. Com o auxílio da tecnologia, diversos diagnósticos, exames e a comunicação podem ser realizados com muito mais agilidade e eficiência. Nesse post, saiba como a telemedicina impacta na neurologia.

Entendendo como a neurologia funciona na telemedicina

Por meio da telemedicina, é possível a viabilização de diversos procedimentos e exames da neurologia de maneira remota e on-line. Essa facilidade permite levar atendimentos de qualidade para cidades ou pacientes que não possuam acesso fácil a essa especialidade.

Como a emissão de laudos, consultas e receituários são permitidos pelo Conselho Federal de Medicina via telemedicina, a neurologia se torna uma especialidade viável para essa modalidade, principalmente nos atendimentos emergenciais.

Sua aplicação mais evidente está nos atendimentos e análises de AVC por videoconferência. Por conta da natureza dos ataques vasculares cerebrais, um atendimento feito até quatro horas após o ocorrido pode reduzir e muito as chances de sequelas e novas incidências.

Em muitos hospitais ou postos de atendimentos haverá um neurologista disponível para realizar as análises necessárias de um AVC, levando a um atraso nos diagnósticos e no tratamento ideal.

Por outro lado, em atendimentos emergenciais de AVC, quando o hospital possui uma estrutura de telemedicina, um médico especialista estará a disposição via videochamadas para orientar e acompanhar os médicos gerais. Além disso, eles podem receber os dados dos exames feitos no paciente de maneira remota e rápida. Assim, o diagnóstico será muito mais assertivo, rápido e aumentando as chances de reverter as sequelas do AVC.

Os processos possíveis da neurologia na telemedicina

Quando um médico neurologista atende via a telemedicina, o processo pode atendimento é muito semelhante ao de uma consulta presencial, sendo ele bem simples.

A primeira etapa é realizada quando o médico generalista ou um técnico em enfermagem realiza os testes e os exames neurológicos necessários no paciente. Isso pode incluir eletrocardiogramas, imagens de ultrassom etc.

Assim que todos os exames são finalizados, os seus resultados são encaminhados por meio de softwares ou plataformas devidamente seguras e que se enquadrem na LGPD. Os neurologistas irão receber esses dados, realizar as análises necessárias e gerar o laudo.

Quando esse documento é finalizado, o neurologista, remotamente, encaminha o seu diagnóstico pelo mesmo local que recebeu os exames. A partir daí, o laudo pode ser impresso ou encaminhado para outros profissionais.

Em casos de emergência, como os de AVC, é comum que haja um neurologista de plantão nas plataformas de telemedicina, justamente para agilizar o processo de análise e criação do laudo.

As vantagens da neurologia na telemedicina

Assim como em outras especialidades, a telemedicina na neurologia proporciona diversos benefícios não apenas para o hospital, como também para pacientes e os profissionais de saúde. Confira alguns deles:

Disposição de profissionais especializados 24 por dia

Um dos carros-chefes da telemedicina é a possibilidade de sempre ter a disposição um neurologista 24 horas por dia para atender as demandas necessárias de um hospital.

Dessa forma, mesmo em feriados ou em horários de pouco movimento, sempre haverá um profissional pronto para fazer laudos específicos da área e encaminhá-los para os hospitais.

Sempre serão neurologistas a fazerem os laudos

Apesar de alguns exames de neurologia poderem ser feitos por técnicos ou médicos gerais devidamente treinados, os laudos relacionados à área neurológicas são de responsabilidade única e neurologistas.

Dessa forma, mesmo que de forma remota, haverá sempre um profissional adequado e especializado para realizar os laudos e os diagnósticos de forma apropriada e correta.

Armazenamento seguro

Conforme falamos nesse post sobre os Prontuários Eletrônicos, todo ambiente hospitalar ou de saúde é obrigado a manter esses documentos salvos. Laudos e exames neurológicos feitos a partir da telemedicina, poderão ser salvos em nuvem, reduzindo drasticamente as possibilidades de serem extraviados ou perdidos.

Além disso, não há a preocupação de se ter um ambiente físico para armazenar esses laudos, eliminando riscos como: alagamentos, deterioração pelo tempo, roubos e extravio.

Quer modernizar seu ambiente de saúde com o melhor que a telemedicina pode oferecer? Conheça o SIATE!

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os recursos de neurologia e da telemedicina? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!

 

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792