Atualmente, diversas tarefas da nossa rotina podem ser resumidas em poucos cliques em um computador ou smartphone. Compras pela internet, pesquisas para um trabalho acadêmico ou assistir a um filme são apenas alguns exemplos de coisas que hoje temos na palma da nossa mão. E com a medicina não é diferente. Nesse post, iremos falar um pouco sobre as vantagens e os benefícios das consultas on-line.

As finalidades das consultas on-line

De modo geral, as consultas on-line têm como principal finalidade a execução de procedimentos simples, como tirar dúvidas e diagnósticos de sintomas leves.

Esse tipo de atendimento é feito por meio de videoconferência com um profissional de saúde. Assim como um atendimento presencial, os médicos podem emitir diagnósticos, receituário e solicitações de exames pela teleconsulta. Dessa forma, a vida do paciente se torna muito mais fácil e prática.

No entanto, é importante ressaltar que, para emergências e casos mais graves, o atendimento presencial ainda é necessário. Mesmo que o hospital possua um serviço de telemedicina, é importante que o paciente seja examinado por um enfermeiro ou um médico geral presencialmente.

As vantagens para o paciente de consultas on-line

Abaixo, iremos citar as principais vantagens que uma consulta on-line consegue trazer ao paciente e como ela poderá facilitar o seu cotidiano.

Baixo custo

Um dos principais benefícios para o paciente da consulta on-line é serem consideravelmente mais barata. Isso se dá pelo fato de que não há a necessidade de toda a infraestrutura física de um consultório para realizar esse atendimento.

Além disso, outro fator importante que deixa uma consulta on-line mais barata, é não ter que depender da locomoção para se deslocar até uma unidade de saúde. Dessa forma, não haverá preocupações com o gasto de passagens de ônibus, táxis ou outros meios de locomoção.

Agilidade

Assim como falamos anteriormente, uma das grandes vantagens das consultas on-line para o paciente é o fato de evitar filas e aglomerações. Isso torna o processo muito mais rápido tanto para o paciente, quanto para o médico.  O que poderia consumir, muitas vezes, a metade de um dia do paciente, agora pode ser feito em minutos.

Tudo isso, feito no conforto do lar ou de qualquer lugar, e sem o risco de infecções cruzadas. Além disso, há também uma melhor flexibilização de horários, dando mais opções para o paciente escolher o melhor período para realizar a sua consulta.

Fácil acesso ao seu prontuário e histórico

Na maioria dos hospitais e unidades de saúde, o atendimento é feito por meio de softwares de saúde. Esses softwares armazenam todos os dados e histórico médico do paciente. Então, caso ele deseje consultar essas informações, tudo estando há alguns cliques de distância.

Isso pode facilitar diversos processos. Se, por exemplo, o paciente precisar apresentar os seus exames para um médico especialista, ele terá um fácil acesso aos seus dados de maneira segura e prática.

Consultas de check-ups muito mais fáceis

Se tem algo que as consultas on-line trazem de positivo para os pacientes, são os check-ups rotineiros de saúde. Hoje, com a ajuda de diversos aparelhos eletrônicos (como o smartwatch), o paciente pode até colher e levar diversas informações importantes para seu médico.

Combinando com o que falamos no tópico anterior e como foi abordado no post sobre o Prontuário Eletrônico, o paciente pode reunir com muito mais facilidade todas as informações necessárias para repassar ao profissional de saúde no momento da consulta. Tudo isso de maneira remota.

Conclusão

Como é possível ver, as consultas on-line trazem muitos benefícios. A comodidade, agilidade e eficiência nos atendimentos são responsáveis por permitir uma dinâmica muito mais efetiva na relação dos médicos e pacientes.

Ainda que os atendimentos presenciais sejam necessários em muitos casos, adotar consultas on-line irá desafogar o fluxo de pessoas nas salas de espera de hospitais e clínicas em geral. Por isso, essa é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço e, assim como outros benefícios da telemedicina, veio para ficar.

Quer trazer toda a modernidade das consultas on-line e da telemedicina para seus pacientes? Conheça o SIATE!

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os recursos de neurologia e da telemedicina? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!

 

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792