Você conhece quais vantagens que o atendimento virtual pode proporcionar ao paciente?
Confira os benefícios das consultas virtuais.
Apesar de a telemedicina ser uma prática anterior a Pandemia de COVID19, foi nesse contexto que os pacientes começaram a se familiarizar com o atendimento virtual. Se quiser saber mais sobre a história da telemedicina clique aqui.

Qual o objetivo da telemedicina?

A telemedicina visa proporcionar o acesso à saúde ao maior número de pessoas possíveis por meio das tecnologias existentes. Assim, pacientes e médicos podem trocar informações em vários níveis das áreas da saúde.

Qual a vantagem da telemedicina para o paciente?

Não há apenas uma vantagem, mas várias, a telemedicina facilita o acesso à saúde em geral com médicos e médicos especialistas disponíveis a um clique. Também, otimiza o tempo do paciente e economiza com deslocamento. Confira vantagens do tele atendimento para pacientes.

Acesso à saúde

O acesso à saúde é tão importante que na Declaração Universal dos Direitos Humanos no artigo 25.1 é citado como um dos direitos primordiais de todos. Infelizmente há barreiras que podem impedir o paciente de usufruir desse direito. Algumas podem ser barreiras físicas, geográficas, socioeconômicas e culturais

Para quem está em outro país ou em uma cidade com poucos médicos, ou para quem não consegue se deslocar em algum horário específico para consultas, a telemedicina pode ser uma opção. Em suma, a telemedicina facilita o acesso geral à saúde, pois barreiras comuns são eliminadas ou suavizadas.

Acesso à especialistas

Nem sempre o especialista que você precisa está disponível na cidade que você está.

Há especialidades com poucos profissionais e com agenda limitada. Com a telemedicina o paciente consegue consultas com especialidades facilmente já que nenhuma das partes precisará se deslocar, assim um morador do nordeste consegue se consultar com um médico do centro-oeste sem problemas.

Para especialidades mais específicas a telemedicina anula a necessidade de deslocamento, permitindo uma flexibilidade de agenda maior.

Garantia de atendimento fora dos centros urbanos

Um grande enfrentamento da medicina atual no Brasil é a falta de profissionais fora dos centros urbanos. Como o país é grande em extensão, é natural que essa distribuição de profissionais seja desigual. Há cidades que carecem de médicos para atendimento geral e especializado.

Por esse motivo, sem a telemedicina esses pacientes podem ter que esperar longos períodos para ser atendidos ou mesmo ter que sair de suas cidades para isso.

Otimização de tempo

Quando um paciente vai a uma consultaconvencional, ele precisa reservar um tempo para isso. E não apenas o tempo da consulta em si, na conta entra: o tempo gasto para se arrumar, deslocar-se, a espera no trânsito, a espera para ser atendido e a volta.

Assim, uma hora de consulta se transforma em três facilmente. Com a telemedicina você otimiza o tempo, separa apenas a consulta e a preparação dos equipamentos. Podendo se realizar o atendimento na hora do almoço ou no momento que encaixe na rotina.

Redução de custos com transporte

Como citamos acima, nos atendimentos presenciais você precisa se deslocar e isso gera um custo, seja de combustível ou aplicativos de transporte, com a telemedicina você poupa esse gasto muitas vezes desnecessário.
Para quem precisa sair de sua cidade você poupa também gastos com hospedagem e alimentação.

Aumento de segurança

Clínicas e consultórios, mesmo com todos os cuidados, são locais propícios para contágios de doenças, principalmente em épocas de surtos. No caso do atendimento on-line o paciente pode ser atendido remotamente sem ir até esses locais.

Principalmente com a imunidade fragilizada, essa é uma das melhores opções. Você fica mais seguro e não corre riscos desnecessários.

Facilitação de segundas opiniões

Quem nunca precisou de uma segunda opinião de um especialista, anteriormente citamos como pode ser difícil acessar um médico desse tipo, para dois ou mais é ainda mais complicado.

Com o tele atendimento o paciente consegue quantas segundas opiniões precisar de forma facilitada, com todas as vantagens acima.

TELEMEDICINA SIATE

No SIATE, você encontra médicos especialistas 24 horas. A plataforma conta com atendimento nas especialidades: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia.

Tenha acesso à medicina de forma fácil. Entre em contato agora com um dos nossos especialistas.

Responsáveis:

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 89792

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 51756

Fontes:
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/11/08/tcu-aponta-que-falta-de-medicos-e-principal-problema-do-sus