Sendo uma das áreas mais amplas e importantes da medicina, a oncologia está sempre em constante evolução em busca de novos tratamentos e métodos para encontrar a cura do câncer. Nesse post, entenda como a telemedicina na oncologia pode ajudar nesses tratamentos e seus principais benefícios.

O que é a oncologia?

A oncologia é uma das áreas da medicina que estuda e lida com tumores e câncer. Um oncologista, além de auxiliar no tratamento de pacientes com esses tipos de doença, também estuda em como o câncer surge no organismo da pessoa e, a partir daí, identifica o melhor tratamento para seguir.

Por ser uma área ampla, pode haver diversos tipos de especialidades dentro da própria oncologia. Assim, os oncologistas podem atender desde diversos tipos de câncer no sangue até os ginecológicos, pediátricos, dentre outros.

No Brasil, de acordo com uma estimativa levantada pelo Ministério da Saúde, os tipos de câncer que mais afetam a população são:

– Próstata;

– Mama feminina;

– Colo do útero;

– Traqueia, brônquio e pulmão;

– Cólon e reto.

O cenário atual da oncologia no Brasil

Assim como em outras especializações, a oncologia é uma das áreas da medicina afetada pela centralização dos profissionais em grandes centros urbanos. Conforme uma notícia do site da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), para cada médico oncologista, existe 170 pacientes com câncer.

Apesar de ser um número adequado, segundo a Organização Mundial da Saúde, a distribuição geográfica de profissionais é desproporcional. Conforme os dados da SBOC, há mais de mil oncologistas em São Paulo, enquanto há apenas 5 em Roraima, por exemplo.

Em casos como o tratamento do câncer, caso não haja um profissional especializado para atender em uma região afastada, é necessário que os pacientes viagem para as capitais apenas para realizar os exames.

Por conta disso, a tecnologia vem se tornando uma grande aliada nessas ocasiões. Com a telemedicina, é possível realizar diversos procedimentos no atendimento ao paciente com câncer de maneira remota, com o acompanhamento de um especialista. Assim, o paciente não pode fazer seu tratamento em no hospital ou unidade de saúde próximo a sua casa.

Os benefícios que a telemedicina traz para a oncologia

A oncologia, assim como diversas outras áreas da medicina, é muito beneficiada pela utilização da telemedicina. Assim como falado anteriormente, muitos locais carecem de atendimentos especializados em câncer por conta da centralização de profissionais. Com a telemedicina, esse e muitos outros problemas são solucionados.

Confira em detalhes esse e outras vantagens da telemedicina na oncologia.

Acompanhamento remoto de pacientes

Se o seu hospital possui acesso à telemedicina, os pacientes que fazem tratamentos contra o câncer podem realizar boa parte das consultas e atendimentos de maneira remota e totalmente on-line.

Em casos de cidades afastadas, o deslocamento para um centro urbano para atendimento presencial se torna muito menos esporádico, sendo apenas uma alternativa em casos mais urgentes.

Segunda opinião médica remota

A segunda opinião médica é uma grande aliada no tratamento de doenças como o câncer, porém, ela é muitas vezes dificultada pela distância entre dois médicos. Nesse caso, a telemedicina permite que resultados possam ser analisados e debatidos em tempo real, sem que haja a necessidade de grandes deslocamentos por parte dos médicos ou do próprio paciente.

Análises e diagnósticos mais ágeis

Com o Prontuário Eletrônico, é possível acessar em tempo real todas as informações e histórico médico de um paciente. Assim, a análise do caso e o diagnóstico dado pelo médico pode ser muito mais rápido e efetivo.

Além disso, o paciente não precisa se preocupar em se deslocar de um local para o outro apenas para apresentar seu prontuário para um oncologista. Basta que o médico tenha acesso a uma plataforma digital de medicina e que contenha os dados médicos do paciente.

Exames de alta qualidade

Exames de imagem como a radiografia são muito importantes para o diagnóstico na oncologia. Por isso, as fotos geradas pelos aparelhos precisam ter uma ótima qualidade para uma análise mais precisa.

Com equipamentos modernos, é possível não apenas ter imagens em alta resolução como também enviá-los diretamente para o Prontuário Eletrônico, sem a necessidade de imprimir as imagens e as escanear novamente.

Seu hospital precisa de um programa completo de Telemedicina? Conheça o SIATE!

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Não perca mais tempo e tenha o melhor time de profissionais centralizados em apenas uma plataforma de telemedicina! Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!

 

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792