As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) possuem uma importância fundamental dentro da medicina. Elas possibilitam o monitoramento intensivo e tratamentos adequados para casos graves e complexos.

Porém, apesar de sua importância, há diversos desafios para manter uma UTI ativa. Dentre eles estão: falta de profissionais especializados em medicina intensiva e alto custo de manutenção dos equipamentos.

Com essas dificuldades em mente, a TeleUTI surgiu como uma proposta para complementar as unidades de terapia intensiva, oferecendo recursos clínicos de forma rápida e eficaz.

Como funciona uma TeleUTI?

A TeleUTI disponibiliza um médico intensivista para revisão de avaliação e condutas médicas. Esse profissional está sempre interagindo com o médico profissional que acompanha presencialmente os pacientes dentro da UTI, para condução de casos e determinação da melhor terapêutica.

Com uma tecnologia audiovisual de ponta, os médicos de plantão podem visualizar e verificar os dados de todos os pacientes dentro de uma UTI. Assim como se estivesse presencialmente, o profissional de saúde interage com os outros membros da equipe médica como os enfermeiros e médicos plantonistas presenciais.

A TeleUTI tem como outra característica a possibilidade de disponibilizar médicos especialistas para hospitais mais isolados, onde há falta desses profissionais.

A telemedicina permite também que um médico possa acompanhar pacientes que estão há centenas de quilômetros de distância. Assim, um especialista que esteja em uma capital, pode ter acesso em tempo real a todo o prontuário do paciente que se encontra internado em outro estado. Tudo isso sem comprometer a qualidade dos atendimentos.

Os desafios da TeleUTI

Com o passar dos anos, estima-se que o aumento de doenças crônicas e o envelhecimento da população em geral irá aumentar a necessidade dos leitos de cuidado intensivo. Esse fator é preocupante devido à crescente escassez do corpo médico nas UTIs.

Além disso, manter um leito com equipamentos de ponta, profissionais plantonistas e toda a estrutura da equipe hospitalar tem um custo alto. Por isso, fazer com que uma UTI funcione de maneira efetiva requer um grande investimento, seja financeiro ou de profissionais.

Posto isso, a TeleUTI vem como um recurso para amenizar essa constante demanda necessária. Sua implementação permite que pacientes na UTI tenham avaliação especializada de um médico e um enfermeiro intensivistas, que determinarão as melhores condutas, levando a desfechos clínicos positivos.

As vantagens da TeleUTI

Graças à tecnologia em torno da telemedicina, a TeleUTI traz consigo uma gama de vantagens tanto para a equipe médica como para os pacientes. Dentre elas, podemos citar:

O atendimento remoto para múltiplos pacientes: uma das características mais significativas da TeleUTI é a possibilidade de uma única equipe médica poder acompanhar pacientes de diversas localidades e sem a necessidade de deslocamento

Atendimento especializado diversificado: a telemedicina traz como grande vantagem a troca de informações entre diferentes profissionais em tempo real. Falamos mais disso no post de interconsulta. No caso da TeleUTI a situação é a mesma, os pacientes podem ter atenção médica de diversos intensivistas que podem auxiliar a chegar em um diagnóstico mais rápido.

Redução nos custos: com a TeleUTI, os hospitais podem monitorar pacientes em estado crítico por meio de uma rede remota de intensivistas. Isso ajuda no fluxo das unidades de saúde e pode trazer economias tanto para os pacientes quanto para o hospital.

– Redução na mortalidade em leitos de UTI: de acordo com um estudo publicado pela mHealth Intelligence, a implementação e o uso da TeleUTI reduziram em 29% a mortalidade dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva. Isso se dá pelo fato de haver diversos médicos especialistas disponíveis 24 horas para agirem em diagnósticos complicados.

Uso de tecnologia de ponta: a tecnologia provida pela telemedicina dá ao médico uma gama de ferramentas e interfaces para acompanhar o estado dos pacientes que estão no leito, com os dados atualizados em tempo real. No caso de haver uma mudança na condição do paciente, o médico já saberá imediatamente e poderá intervir no ato.

Todos os recursos que a TeleUTI e a telemedicina podem oferecer você encontra no SIATE.

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os recursos da TeleUTI e da telemedicina? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!