Sendo uma das modalidades da telemedicina que mais ganha espaço, a telecardiologia tem como principal função facilitar e executar exames, diagnósticos e emissões de laudos da cardiologia.

Assim como outras áreas na telemedicina, todos os procedimentos da telecardiologia são feitos de maneira remota, por meio atendimentos on-line, possibilitando diversas melhorias no atendimento tanto para o paciente quanto para o profissional

Entendendo como funciona a telecardiologia

A telecardiologia possui diversas vantagens que agilizam toda a operação, sempre mantendo a efetividade dos exames, dando resultados precisos e rápidos para os atendimentos.

Quando um hospital opta por um serviço de telecardiologia, é importante que a instituição esteja atenta há algumas coisas necessárias para começar a atender nessa modalidade.

Uma das exigências do Conselho Federal de Medicina, é possuir o equipamento digital necessário para realizar os exames de rotina.

Junto a isso, é necessário que o local possua um profissional capacitado para operar todo o aparato tecnológico. Essa pessoa, um técnico de enfermagem, conduzirá os exames e repassará os resultados para o cardiologista em plantão de maneira on-line.

Por fim, é necessário que haja um ambiente digital em que essas informações sejam repassadas do hospital para o centro de telemedicina. O SIATE é um dos exemplos, sendo uma empresa que faz essa comunicação.

Os resultados de um exame podem ser recebidos tanto de forma síncrona ou assíncrona, dependendo do caráter emergencial da consulta. Dessa forma, o médico cardiologista irá avaliar todos os dados e emitir um laudo on-line.

As vantagens da telecardiologia

Por ser complementar a uma das áreas mais buscadas da medicina, a telecardiologia traz diversas vantagens que podem auxiliar no cotidiano de um hospital e nos profissionais que ali trabalham. Dentre elas, podemos citar:

Telelaudo e teleconsultas: Já falamos sobre esses temas aqui no blog, porém, o telelaudo cardiológico permite que os resultados de um exame sejam ágeis e precisos. Dessa forma, há uma contínua melhora na qualidade dos atendimentos.

Segunda opinião médica: assim como já falamos nesse post, a segunda opinião médica é, muitas vezes, fundamental para um diagnóstico mais preciso. Na telecardiologia não é diferente. Pela telemedicina, é possível realizar solicitações de segundas opiniões profissionais de forma muito mais ágil e prática para casos complexos.

– Telemonitoramento: com plataformas on-line, é possível monitorar pacientes ou de suas enfermidades a distância. Essa prática permite coletar dados clínicos e a transmissão de uma consulta em tempo real;

Telediagnóstico: por meio desse procedimento, profissionais da telecardiologia tem acesso a diversos exames feitos por Holter, MAPA e Eletrocardiogramas. Com esses dados, o cardiologista pode realizar diagnósticos rapidamente.

Atendimentos 24 horas: com o auxílio da tecnologia, é possível possuir uma equipe a disposição durante todo o dia para atender as demandas e atendimentos mais urgentes. O SIATE oferece atendimento 24 horas, garantindo aos pacientes consultas rápidas e efetivas.

A telecardiologia em emergências

Quando se trata de emergências, a área de cardiologia é uma das que mais recebe atendimentos. Por conta disso, pode ser fatal a falta de um profissional especializado em um hospital para fazer o acompanhamento de um paciente em estado grave.

A telecardiologia permite aos centros de saúde ter uma alternativa: possuir um profissional a disposição para acompanhar os atendimentos que necessitam de mais atenção.

Especialmente em unidades de emergência ou hospitais pequenos do interior, esse apoio constante de forma remota, possibilita que diversos pacientes possam receber um tratamento ágil e eficaz.

Os desafios para a telecardiologia

Apesar das vantagens trazidas pela telecardiologia e seu futuro promissor, ainda há um longo caminho para se percorrer permeados de desafios. Um deles é justamente fazer com que a telemedicina chegue em hospitais de regiões mais remotas. Já é possível ver avanços significativos nessa questão, como a regularização da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina.

Outra questão a ser levantada é a mão de obra capacitada. Ainda que a telecardiologia seja um segmento popular dentro da telemedicina, é necessário que os hospitais invistam na capacitação de profissionais para operar toda a tecnologia que irá permitir a comunicação entre o hospital e a central de médicos.

Para auxiliar nesse quesito, todos os recursos que a telecardiologia e a telemedicina podem oferecer você encontra no SIATE.

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os recursos da telecardiologia e da telemedicina? Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792