A telemedicina pediátrica é uma das modalidades de telemedicina. Sua principal função é fornecer consultas de qualidade para crianças de diversas idades, levando todos os benefícios de um atendimento presencial, além de trazer novas vantagens.

O que é a telemedicina pediátrica?

O serviço de telemedicina pediátrica tem como principal função atender bebês e crianças on-line. Sua utilização é voltada para questões de orientações mais simples e gerais, além de esclarecer dúvidas que podem surgir durante um tratamento.

Apesar de ser de grande auxílio, tanto para os pais, quanto para a clínica, é importante que a telemedicina pediátrica não substitua as tradicionais consultas presenciais, especialmente no primeiro ano de vida.

Ainda assim, a telemedicina pode ser uma grande aliada dos pais e responsáveis nesse momento, já que, muitas dúvidas gerais podem ser sanadas rapidamente e com efetividade, sem a necessidade de um deslocamento apenas para isso.

Conforme a criança vai crescendo e passa a fortalecer sua saúde e imunidade de maneira geral, gradualmente, as consultas que não demandem tanta urgência, podem ser substituídas por videoconferências e atendimentos na modalidade remota.

Da mesma forma que o atendimento da pediatria tradicional, a telemedicina pediátrica deve sempre trabalhar pela proteção e recuperação da criança, considerando os diversos estágios de crescimento dela.

Quando a telemedicina pediátrica se torna uma opção?

Saber quando recorrer à telemedicina ou ao atendimento tradicional pode ser uma dúvida para os pais e responsáveis. Para solucionar essa questão, listamos algumas situações em que o atendimento on-line pode ser mais vantajoso. Acompanhe:

– Alimentação: esclarecimentos sobre amamentação, os alimentos que uma criança pode ou não comer é um dos principais tópicos que podem ser resolvidos em uma vídeochamada, mensagens de WhatsApp ou uma ligação rápida;

– Vacinas: saber sobre os detalhes da vacinação da criança é outro ponto que a telemedicina pode ser uma grande aliada;

– Higiene: em casos de recém-nascidos, talvez surja a necessidade de saber quais pomadas podem ser as mais indicadas para a criança, sem que haja riscos de alergia ou algo do gênero;

– Medicação: dosagens corretas para certos e esclarecimento de dúvidas referente aos medicamentos em uso pela criança;

– Dúvidas referente sobre algum sintoma: em casos que a criança apresente um ou mais sintomas de uma doença, os pais podem recorrer à telemedicina pediátrica para tirar dúvidas. Baseado em uma análise puramente clínica, o médico pode analisar o caso e, se for algo mais sério, encaminhar para uma consulta presencial.

Além dessas, outras questões que podem ser tratadas com a telemedicina pediátrica são:

– Educação;

– Acompanhamento do crescimento;

– Nutrição;

– Regularidade do sono;

As vantagens trazidas pela telemedicina pediátrica

Assim como as outras modalidades de telemedicina, a pediátrica não difere quando se fala em vantagens. Agilidade, fácil acesso e segurança são alguns dos principais pontos que podem ser levantados facilmente.

Por meio da telemedicina, o médico recebe os resultados de exames com muito mais agilidade, permitindo um ganho significativo de tempo para finalizar o seu laudo e, assim, propor tratamentos adequados.

Além disso, a facilidade de consultas com a finalidades educativas, de tirar dúvidas ou realizar acompanhamentos periódicos trazem um conforto para a criança e seus pais que, não precisam realizar todo o deslocamento para um hospital ou unidade de saúde apenas para isso.

Há também outra grande vantagem da telemedicina pediátrica que é poder disponibilizar um médico pediatra 24 horas em hospitais que não possuam um profissional especializado de plantão em casos de emergência. Assim, enfermeiros ou médicos gerais podem conduzir os exames normalmente e serem acompanhados remotamente por um especialista na área.

Outros pontos positivos que a telemedicina pediátrica traz são:

– Redução nas filas de hospitais e unidades de saúde;

– Melhora na relação entre médico e paciente;

Laudos emitidos de forma rápida, assim como um armazenamento seguro;

– Democratização da pediatria, permitindo que diversas pessoas tenham acesso a um atendimento de qualidade.

Seu hospital precisa de um programa completo de Telemedicina? Conheça o SIATE!

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Não perca mais tempo e tenha o melhor time de profissionais centralizados em apenas uma plataforma de telemedicina! Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!

 

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792