Assim como outras áreas da medicina, a enfermagem também é uma das mais essenciais para que um serviço de qualidade possa ser fornecido aos pacientes. É graças aos enfermeiros que muitas das vantagens da telemedicina podem ser utilizadas.

Nesse post, iremos abordar como a telemedicina pode ajudar cotidiano dos enfermeiros, quais os benefícios ela pode trazer e suas principais aplicações no campo da enfermagem.

Como funciona a telemedicina na enfermagem?

A telemedicina tem como um dos principais objetivos otimizar a rotina da área de saúde utilizando a tecnologia, seja agilizando atendimentos, simplificando e automatizando processos.

Por outro lado, a enfermagem tem como foco o cuidado com o paciente, avaliando-o continuamente e monitorando seu estado de saúde. Enfermeiros são os profissionais que mais passam tempo junto aos pacientes e, por isso, estão em contato com muitos recursos para tratá-los da melhor forma possível.

Quando juntamos a telemedicina e a enfermagem, o resultado é uma melhoria na tarefa de cuidar do paciente. Em todas as etapas desse cuidado, a tecnologia pode auxiliar na otimização desses processos, facilitando tanto para o profissional de saúde, quanto para o paciente.

Assim como a consulta on-line, um dos grandes auxílios que a telemedicina pode trazer é a realização de pré-consultas totalmente remotas. Além disso, os enfermeiros podem executar suas rotinas de cuidados sem estar fisicamente junto ao paciente.

Essa possibilidade de atendimentos remotos permite que o enfermeiro continue monitorando e auxiliando no tratamento de um paciente com doenças crônicas por exemplo.

Os tipos de atuação possível na telemedicina da enfermagem

A telemedicina possui diversas ferramentas que podem auxiliar o cotidiano de um enfermeiro. Confira algumas delas:

Telemonitoramento

Com a supervisão médica, o telemonitoramento é realizado para manter a vigilância, remotamente, do estado de saúde de um paciente. Essas informações são transmitidas em tempo real para a equipe médica de forma on-line e por uma plataforma de medicina.

Com o auxílio de um profissional de enfermagem, é possível fazer coletas de dados clínicos, processamento e execução de procedimentos sem que a equipe médica esteja no mesmo ambiente físico.

Teleconsulta

Conforme falamos nesse post, a teleconsulta é um atendimento realizado por uma videoconferência entre o paciente e o médico. Da mesma forma que um atendimento presencial, pela teleconsulta o profissional de saúde pode emitir laudos, diagnósticos, receituário e solicitações de exames.

No entanto, também é importante para a teleconsulta que um enfermeiro esteja envolvido. Muitas vezes, será ele quem estará fisicamente com o paciente no hospital, manuseando todos os equipamentos para que o atendimento seja feito com sucesso.

Prontuários Eletrônicos

Por ser uma ferramenta que reduz drasticamente o tempo de elaboração e consulta de dados, o prontuário eletrônico pode agilizar a vida dos enfermeiros que, dessa forma, tem mais tempo para se dedicar aos cuidados mais efetivos dos pacientes e em sua assistência.

Com esse documento virtual, a segurança e a integridades dos seus dados são garantidos já que podem estar armazenados em nuvem. Mais detalhes sobre o Prontuário Eletrônico, confira esse post.

Realização de exames

Muitos exames de imagem, com procedimentos mais simples, podem ser executados pelos técnicos de enfermagem devidamente treinados para o seu uso.

Exames como eletrocardiograma e eletroencefalograma podem ser feitos diretamente com um enfermeiro que irá coletar os resultados e, de forma remota, irá repassar os resultados para o médico responsável, analisar os dados e, a partir disso, elaborar o diagnóstico.

Dúvidas frequentes

1. Qual é o papel da enfermagem na telemedicina?

É por meio do enfermeiro que diversos atendimentos da telemedicina são feitos. É de sua responsabilidade o zelo das pessoas atendidas, sanar dúvidas e servir como principal ponte entre o paciente e o médico. O técnico de enfermagem é muito importante para acompanhar o paciente nos exames, acompanhá-lo e orientá-lo em relação aos procedimentos.

Além disso, o enfermeiro também é o responsável por repassar os resultados de diversos exames para que os médicos que estejam atendendo de forma remota possam examinar os dados.

Seu hospital precisa de um programa completo de Telemedicina? Conheça o SIATE!

O SIATE é uma plataforma on-line que conta com diversos médicos especialistas 24 horas, sendo elas: neurologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia, alergologia, nefrologia, pneumologia e oncologia. O atendimento é feito de maneira totalmente remota, utilizando tecnologia de ponta para dar ao paciente um atendimento de qualidade.

Não perca mais tempo e tenha o melhor time de profissionais centralizados em apenas uma plataforma de telemedicina! Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e peça um orçamento!

 

Dr. Bruno Gonzales Miniello

CRM: 145.455

RQE 51756

 

Dr. José Luciano Monteiro Cunha

CRM: 146.839

RQE 89792